quarta-feira, 10 de junho de 2009

Balde-Ofurô para Banho do Bebê

Banho de balde? A primeira vez que vi a reportagem na TV,achei muita graça e me lembrei da minha infância, quando eu e meus irmãos nos refrescávamos nos baldes de lavar roupa da minha mãe. É bom saber que as brincadeiras simples e tão prazerosas, agora tem explicação cientifica. Especialistas indicam que o balde é mais anatômico, simula o útero materno e diminui o desconforto do bebê.
Na maioria das vezes, o bebê costuma chorar durante o banho, a explicação para isto é simples. Quando o bebê entra em contato com a água, logo se lembra do meio aquático do útero, um lugar fechado, escuro, quente e seguro. Quando percebe que está em um ambiente claro, menos aquecido e aberto, fica tenso.
A partir dessa constatação, obstetras e parteiros de maternidades na Holanda criaram em 1997 um baldinho pensando em transmitir ao bebê recém-nascido (até os 6 meses de idade) uma transição tranquila do útero para o mundão.

... MUITO LEGAL... ... em outro site encontrei mais informações: "O Balde-Ofurô é uma opção diferente para o banho do bebê, porque oferece uma oportunidade de relaxamento através da imersão na água, a exemplo dos banhos de ofurô. A água quente (37 a 38ºC) é relaxante, analgésica e organizadora, imita o ambiente intra-uterino e permite melhora nos estados de agitação, insônia e cólica dos bebês.Os banhos podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê ainda couber (4 a 6 meses de idade). Não é necessário o uso de outro tipo de banheira. Nas primeiras semanas é preciso ajuda para que um adulto segure o bebê e o outro passe sabonete. Depois de um tempo o bebê fica mais firme e uma só pessoa pode dar conta. Se for de preferência dos pais, o bebê pode usar o ofurô só para relaxar, depois de um banho na banheira tradicional. O bebê pode ser banhado embrulhado (se for só para relaxamento) ou nu (se for feita a higiene também)."


Um balde comum (dos mais resistentes) custa cerca de 15 reais. Já o Tummytub (foto acima), que chegou ao Brasil há um ano, sai em média por 120 reais, mas é específico para os nenês: o plástico é atóxico, sua base é antiderrapante e há um centro de gravidade que permite estabilidade e segurança no banho. Dá para ver a lista de lugares onde é vendido no site da empresa: www.tummytub.com.br.

2 comentários:

  1. Moro em Salvador e gostaria de saber onde posso comprar o balde-ofurô. Estou de 18 semanas e tenho presa.
    Obrigada.
    Beta

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Beta,
    www.tummytub.com.br, na seção "onde comprar", vc poderá encontrar alguns endereços. Algumas amigas, tem utilizado o balde comum (modelos mais recente), como o que aparece na foto acima (balde verde), ele pode ser encontrado em lojinhas de utilidades domésticas. Busque a ajuda do pediatra ou de uma enfermeira que conheçam o método, para o 1º banho e até q vc tenha segurança. No mais minha amiga, desejo que o bebê venha com muita saúde trazendo felicidade pra vc e família!
    Abraço,
    Meire

    ResponderExcluir