domingo, 22 de março de 2009

HORA DE IR AO BANHEIRO


Intestinos
Mantém o mesmo funcionamento dos cinco anos. Porém, em algumas crianças, pode acontecer dos intestinos funcionarem involuntariamente, sem que possam evitar. Esses acontecimentos acabam por afetar mais os adultos do que as próprias crianças. Pode ficar envergonhada e ir se esconder em qualquer canto, mudando de roupa e se limpando. Na verdade, só por volta dos oito anos é que começam a conseguir usar o banheiro da escola. Dar-lhe broncas, fazê-la passar vergonha ou lhe bater são medidas que asseguram o fracasso das crianças.

Bexiga
É raro urinar-se nas roupas, mas ainda precisa ser lembrada para ir ao banheiro, pois permanece ansiosa e espera até o último segundo para ir ao banheiro. É recomendável que seja lembrada de fazê-lo antes de ir a algum passeio. Até os sete anos, pode acontecer que se urinem durante a noite.

sexta-feira, 13 de março de 2009


Psicólogos e escritores são unânimes em defender que são os pais os melhores contadores de histórias
Contar histórias para crianças desenvolve inteligência emocional

São precisos alguns minutos por dia, paciência e imaginação, mas os benefícios parecem compensar: contar histórias desenvolve o intelecto e a afectividade das crianças e cria laços entre gerações.As "horas do conto" generalizaram-se, quase todas as bibliotecas municipais têm uma, mas psicólogos e escritores são unânimes em defender que são os pais os melhores contadores de histórias e até há "aulas" onde podem aprender a ser mais eficientes na tarefa. A escritora infantil e juvenil Alice Vieira considera que, mesmo que estejam muito cansados, os pais não devem deitar os seus filhos sem primeiro lhes "administrarem uma dose diária de histórias"."Nem que a gente esteja a cair para o lado, não pode haver pressa quando estamos a deitar as crianças", afirmou a escritora à Lusa.Alice Vieira optava por inventar histórias diferentes todas as noites, a partir daquilo que ela e os filhos viam da janela, e nem se deixava atrapalhar pelo facto de o quarto ter vista para um hospital."As histórias deles eram muito mais macabras do que as minhas", contou a autora de "Rosa, minha irmã Rosa".A psicóloga Leonor Baeta Neves também considera que a melhor altura para contar e ouvir histórias é ao deitar."Antes de adormecer é muito importante para a criança ter uma voz conhecida e calma, do pai ou da mãe, a contar-lhe uma história", afirmou à Lusa a psicóloga.O horário para iniciar o "era uma vez" não é, contudo, consensual.A escritora infantil Luísa Ducla Soares é categórica: "Tive três filhos e três netos, já contei histórias a todas as horas, incluindo às refeições, mas não ao deitar".A autora prefere que as suas histórias "façam acordar, não dormir", e considera que "à noite é melhor dar um beijo do que contar uma história, até porque, se envolver alguma aventura, tira um bocadinho o sono".Élcio di Trento é contador profissional de histórias há 20 anos, colaborando actualmente com as bibliotecas do concelho de Cascais, e defende que "as histórias não têm hora, são para ser contadas em todos os momentos, desde o banho à hora das refeições, se não cria-se um folclore de que as histórias são só para dormir e não são".Para Filipe Lopes, contador de histórias e monitor de oficinas para pais e educadores, mais importante do que a altura a que se conta é fazer disso uma rotina."Deve haver uma hora para o conto, para que se crie um hábito, e a hora do jantar pode ser uma boa alternativa à hora de deitar", explicou à Lusa Filipe Lopes que, com um grupo de Tomar, percorre o país a ensinar as melhores técnicas para contar histórias, fruto de conhecimentos de Pedagogia e Psicologia e da sua própria experiência como contador.http://www.portugaldiario.iol.pt/

quinta-feira, 12 de março de 2009

Hora da história em sala de aula

Contar histórias é ajudar a criança a criar asas e voar através da fantasia, a despertar a sua criatividade vislumbrando a vida de várias maneiras. Através das histórias é fácil a criança perceber que outros vivem o situações parecidas com a dela e desta forma ela se sente mais segura para falar sobre suas vivências.Os sentimentos que são vividos pelos personagens no decorrer das histórias são absorvidos pela criança como algo bom ou ruim e assim vão surgindo questionamentos sobre aquilo que ela sente e muitas vezes não consegue externar, como a raiva, a inveja ou o ciúme.Mostrar que existem outras culturas e que o seu modo de viver não é único, é algo que pode ser feito através da contação das histórias. Desta forma, a criança adquirire conhecimentos que “fora do contexto das histórias” se tornaria uma aula enfadonha. As histórias despertam o prazer pela leitura, pois a criança passa a buscar nos livros um caminho para encontrar outras aventuras como aquelas que a encantou. Valores como o perdão, a bondade, a compaixão e a honestidade são explorados no decorrer das histórias, auxiliando a consolidação de valores importantes na vida dos pequenos leitores.

domingo, 8 de março de 2009

Dia da Mulher

Que dia 8 de março é comemorado como o Dia Internacional da Mulher, todo mundo sabe. Mas as pessoas se lembram do real motivo? Não se trata de mera data comercial, uma oportunidade de movimentar as lojas: existe um fato histórico que justifica a celebração.Em 8 de março de 1857, mais de uma centena de operárias de uma fábrica de tecido de Nova Iorque se mobilizaram na primeira greve conduzida apenas por mulheres. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho que, à época, eram sub-humanas, incluíam agressões físicas, sexuais e uma jornada muito extensa.O pedido era que o tempo de permanência na fábrica fosse reduzido para 10 horas diárias. Para que fossem ouvidas, os afazeres foram interrompidos. A resposta dos patrões e da polícia foi muito violenta e fez com que as mulheres se aprisionassem no estabelecimento. As operárias foram trancadas na fábrica, que foi incendiada, causando a morte de todas elas, carbonizadas.O dia da mulher se tornou oficial em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, e não se firmou apenas como uma data de presentes e propagandas bonitinhas em todo o mundo, mas como uma proposta de debate e de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, seus avanços e as formas de desvalorização que ainda insistem em persistir.

sábado, 7 de março de 2009

Fique à vontade...

Olá gente querida...

estou feliz em conseguir fazer funcionar o meu primeiro blog... o primeiro a gente nunca esquece, né???? Talvez porque o desequilibrio seja grande, então, a aprendizagem ganha significado! Bom... fiquem à vontade para compartilhar o que for, de alguma forma, útil para as pessoas. Beijão pra todos, aguardo os comentários.