quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AJUDA NA LIÇÃO DE CASA

Quando o assunto é lição de casa, fala-se muito sobre a mesa, a cadeira e a postura ideais. Mas lindas escrivaninhas podem ser palcos de grandes batalhas. Para fazer da lição de casa um momento agradável de aprendizagem para você e seu filho, pense nisso:

*EVITE COMENTÁRIOS CRÍTICOS

Sem perceber, fazemos comentários críticos sobre o trabalho deles. Eles, por sua vez, podem se sentir sensíveis com as suas dificuldades, pressionados e irritados.

*NÃO SE PREOCUPE TANTO COM O PRODUTO

Muitas vezes, nos preocupamos mais com o produto - se a conta está certa ou se a redação está sem erros de ortografia - e não percebemos que o mais importante é vivenciar juntos o prazer de aprender.

*ESPERE SEU FILHO PEDIR AJUDA

Não há necessidade de intervir na lição de casa quando nem seu filho nem a professora pedem a sua ajuda. O melhor é ajudar só quando a criança pede. A lição de casa é território dela. Ali, ela deve sentir-se responsável, dona da situação.

*ESTEJA DISPONÍVEL

Algumas vezes a criança é capaz de fazer a lição sozinha, mas assim mesmo pede ajuda. Você pode encorajá-la dizendo: "Eu vou ajudá-la no primeiro problema, e você, provavelmente, vai conseguir fazer os outros sozinha".

Os pais ficam ansiosos quando a lição é muito difícil ou ficou para mais tarde e não foi feita. Querem logo ensinar um macete ou, pior, fazer o dever no lugar deles. Nesse caso, confie na capacidade de seu filho para sofrer as conseqüências de seus atos. Você pode dizer "Esta lição é muito difícil. É melhor você fazer o que conseguir. Fale com a sua professora. Conte que você teve dificuldade e veja o que ela diz". Ou então: "Pois é, a lição foi ficando para depois e não deu tempo. Amanhã você conversa com a sua professora e vê o que ela fala".

*VOCÊ NÃO PRECISA SABER TUDO

Admitindo que você não sabe alguma resposta, você estará mostrando a seu filho que não há problema em não saber algo. Juntos, vocês podem buscar uma terceira fonte de informação.

Adriana Tavares (ADAPTADO)

Muito bem pais, dicas lidas agora é hora da prática. As crianças estão ansiosas pela lição de casa, então vamos nos esforçar por promover um bom ambiente para este momento. No mais, bons momentos de lição de casa. Abraço, Meire!

Nenhum comentário:

Postar um comentário