domingo, 23 de maio de 2010

Viva a infância! Cris Poli, a Supernany do SBT!

Estou encantada com o livro, Viva a infância!, de Cris Poli, a Supernany do SBT!
 Livro de bolso, linguagem de fácil compreensão, esteticamente bonito, cheio de detalhes que me fazem pensar que foi feito com muito carinho e cuidado. Mais impressionada fiquei, quando comecei a lê-lo. O livro todo é baseado no amor e compromisso cristão para com nossos filhos. A cada capítulo, pude refletir sobre ações simples e também a falta delas, que poderiam contribuir para uma infancia melhor para meus filhos. Vale à pena perder um tempinho lendo este livro refletindo, e ganhar uma infância inteira!


A autora diz que a missão deste livro é: " ...conscientizar os pais sobre a importância de seus filhos viverem bem a infância. Ajudá-los a encontrar uma forma de possibilitar aos filhos uma infância feliz e saudável, que os torne adultos equilibrados e relizados."


Sobre a autora: Cris Poli é argentina, formada em magistério bilíngüe e em educação na língua inglesa. Mora no Brasil desde 1976. Apaixonada por seu trabalho como educadora, em 1995 conheceu a revolucionária metodologia de ensino ACE (Accelerated Christian Education) e se rendeu a ela. Ficou encantada pela ideia de aplicá-la no trabalho educacional com crianças e implantou o método na Escola do Futuro, onde pôde ver o seu trabalho dar os melhores frutos. Seus outros livros, também publicados pela Editora Gente, são: Filhos autônomos, filhos felizes; Pais separados, filhos preparados; Pais e professores educando com valores.

Dica: Inclua em sua agenda diária, um tempinho para leitura individual e também leitura com os filhos. 

PIRÃO DE BANANA VERDE

INGREDIENTES:

6 bananas verdes
1 1/2 litro de água
4 dentes de alho
1 cebola picada
3 tomates maduros sem pele e sem sementes
1 pimenta vermelha sem sementes picadinhas
2 cubinhos de caldo de legumes
1 colher de café de colorau
4 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de farinha de mandioca crua
salsinha e cebolinhas picadas para finalizar

COMO FAZER:
Lave bem as bananas e coloque-as para cozinhar com casca na água (1.1/2). Após cozidas retire a banana, junte os demais temperos e deixe cozinhar por 10 minutos.
à parte retire as bananas das cascas e amasse gosseiramente com garfo, juntando ao caldo já temperado. Assim que ferver novamente vá acrescentando farinha aos poucos até dar o ponto do pirão. Finalize com a salsinha e a cebolinha.

domingo, 16 de maio de 2010

Propriedades Funcionais da Banana Verde

A banana é considerada hoje uma das principais fontes de amido na dieta. Mas além de sua concentração de carboidratos e energia, também apresenta elevadas proporções de vitaminas e minerais. A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas. Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.
Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo. A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração. A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, você pode adicionar a biomassa da banana verde em sucos de frutas e vitaminas. O preparo da banana verde é simples e pode ser feito em casa. Veja como preparar a biomassa:

1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágüe bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
8. Processe até obter uma pasta bem espessa;
9. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.

 Abaixo segue um exemplo de uma receita saudável em que a biomassa pode ser adicionada:

Suco funcional:

- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.

terça-feira, 4 de maio de 2010

12 IDEIAS PARA DECORAÇÃO DA FESTA DE ANIVERSARIO DE CRIANÇA

Estou procurando idéias de paineis de parede e decoração de mesa com o tema do Dóki, aquele simpático cachorrinho da Discoverykids. Se alguém tiver uma idéia pode enviar será bem vinda. Até o momento encontrei pouco sobre o tema.









Outras idéias: