quarta-feira, 14 de maio de 2014

TEXTO: MATERIALISMO HISTÓRICO

Saiba o que é materialismo histórico, teoria, Marx, marxismo, conceito


Karl Marx: importante figura no desenvolvimento do materialismo histórico
Definição

O materialismo histórico é um marco teórico que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando-se de fatores práticos, tecnológicos (materiais) e o modo de produção.

Principal teoria 
Na perspectiva do materialismo histórico, as mudanças tecnológicas e do modo de produção são os dois fatores principais de mudança social, política e jurídica.

Materialismo histórico e marxismo 
O materialismo histórico é associado ao marxismo e muitos acreditam que foi Karl Marx que desenvolveu esta teoria. Porém, o desenvolvimento desta teoria esta presente na história da sociologia e antropologia. Porém, o materialismo histórico se popularizou com o desenvolvimento do marxismo no final do século XIX e começo do XX.

O materialismo histórico é uma teoria sobre toda e qualquer forma produtiva criada pelo homem de acordo com seu ambiente ao longo do tempo, onde se evidencia que os acontecimentos históricos são determinados pelas condições materiais (econômicas) da sociedade. Dentre as idéias do materialismo histórico, relevam-se as questões das forças produtivas e relações de produção.

CONCEPÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

A concepção da pedagogia histórico-crítica fundamenta-se no materialismo histórico, ou seja, a compreensão da história. Refere-se à necessidade em compreender a educação no seu desenvolvimento histórico objetivo, cujo compromisso é a transformação da sociedade, e não a sua manutenção. Como expressa Saviani:

(...) a educação é, sim determinada pela sociedade, mas que essa determinação é relativa e na forma da ação recíproca, o que significa que o determinado reage sobre o determinante. Consequentemente, a educação também interfere sobre a sociedade, podendo contribuir para sua própria transformação. (Saviani, 2008, p.93).

Essa corrente pedagógica surge nos anos de 1987 das necessidades postas pela prática dos educadores, tendo como objetivo fazer uma critica a teoria crítico-reprodutivista. Para Saviani:
O problema, no entanto, que os educadores enfrentavam extrapolava esse âmbito, porque a questão central era justamente como atuar de modo crítico no campo pedagógico, como ser professor que, ao agir, desenvolve uma prática de caráter crítico (Saviani, 2008, p.67).

É nesse sentido básico que a pedagogia histórico-crítica se fundamenta em formar professores críticos perante sua prática, entendendo, compreendendo os contextos em diferentes significados. Segundo Saviani,
Essa formulação envolve a necessidade de compreender a educação no seu desenvolvimento histórico-objetivo e, por conseqüência, a possibilidade de se articular uma proposta pedagógica cujo ponto de referencia, cujo compromisso, seja a transformação da sociedade e não sua manutenção, a sua perpetuação. (Saviani, 2008, p.93).

A pedagogia histórico-crítica julga importante a defesa da especificidade da escola e a importância do trabalho escolar como elemento necessário ao desenvolvimento cultural, defende a especificidade da educação, como expressa Saviani:
(...) a escola tem uma função especificamente educativa, propriamente pedagógica, ligada a questão do conhecimento é preciso, pois, resgatar a importância da escola e reorganizar o trabalho educativo, levando em conta o problema do saber sistematizado, a partir do qual se define a especificidade da educação escolar. (Saviani, 2008, p.98)

              Neste sentido não podemos secundarizar a escola, colocando sua especificidade em segundo plano, ou seja, sonegar o saber elaborado para os educandos é atender os interesses dominantes. Com isso, o sentido fundamental da pedagogia crítica implica:

(...) a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, conseqüentemente, como o educador deve posicionar-se diante dessas contradições e desenredar a educação das visões ambíguas, para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir á questão educacional. (Saviani, 2008, p.100).


São elementos constitutivos da pedagogia histórico critica: a) a noção de sociedade e a necessidade histórica de superação da sociedade capitalista; b) a noção de escola e sua relevância social; c) a noção de cultura elaborada, de conhecimentos clássicos a serem tratados na escola; d) ela surge da critica as pedagogias tradicionais e pedagogia critica reprodutivista.

CréditosGeiza Alves Souza