sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

HISTÓRIA DA MULHER SAMARITANA

Objetivo: mostrar que Deus nos ama e que Jesus é o Salvador.


Inicie a aula: oferecendo um pouco de água para matar a sede. Providencie copos e água fresca. Pergunte: o que vocês fazem quando tem sede? Bebem água. Mas logo terão sede outra vez porque a água não mata a sede para sempre.

Sugestão de recurso visual: mulher samaritana e Jesus, feitos de massinha.




A MULHER SAMARITANA

Certa vez, Jesus precisou passar por uma cidade chamada Samaria. Os judeus consideravam os samaritanos impuros e não passavam por suas cidades, porque eles eram maus e desobedientes a Deus. Então, Jesus chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus já estava cansado da viagem e resolveu parar um pouco ali, sentando-se à beira do poço. Já era meio dia.

Nisso veio uma mulher samaritana tirar água do poço. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. Jesus estava ali sozinho, pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

A mulher samaritana perguntou a Jesus: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim uma samaritana água para beber?” Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.

Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe pede água, você lhe teria pedido e ele lhe daria água viva”.

Disse a mulher samaritana: “o senhor não tem com que tirar água e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?”

Jesus sabia que a mulher junto ao poço era uma pessoa triste e necessitava mais do que um copo de água para ficar satisfeita. Ela necessitava de uma vida nova.

Jesus respondeu: – Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der será fonte de água a jorrar para a vida eterna.

A mulher lhe disse: – Senhor, eu quero dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água. Vejo que o senhor é profeta? Então, pergunto: Onde devemos adorar a Deus: nossos antepassados adoraram neste monte e os judeus adoram em Jerusalém.

Jesus disse: – Creia em mim mulher, você sabe que a salvação vem dos judeus. Deus é espírito e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Não importa o lugar.

A mulher disse: – eu sei que o Messias, chamado Cristo, está para vir ao mundo. Quando ele vier, explicará tudo para nós.

Então Jesus disse:

– Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você.

Quando a mulher ouviu isso, largou o cântaro, voltou para a cidade e disse ao povo: venham ver o homem que disse ser o Cristo. Então, saíram da cidade e foram para onde Jesus estava. Assim, quando os samaritanos chegaram perto de Jesus, insistiram para que ficassem com eles por alguns dias. E Jesus ficou ali dois dias. E por causa do testemunho da mulher e das palavras de Jesus, muitos outros creram. E disseram à mulher:- agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo.

Como vocês acham que a mulher se sentiu quando estava exausta e Jesus lhe deu uma vida novinha em folha? Jesus deu algo mais importante do que a água para a mulher junto ao poço. A água ajuda as pessoas a viverem, mas Jesus ofereceu uma água melhor que garante a vida para sempre com Deus. A mulher ficou feliz em saber que Jesus traz vida e foi contar isso para o povo da sua cidade. As pessoas quiseram conhecer Jesus também e receberam vida. E você, quer conhecer Jesus e receber vida eterna?

Oração: Faça um apelo claro e ore pelas crianças. Obrigada Jesus por me dar a vida eterna. Em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário