sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A VIDA DE JÓ


Objetivo:
1. Aprender que devemos agradecer e confiar em Deus em momentos adversos;

Versículo para memorizar: Tessalonicense 5:18a

Texto Bíblico: Livro de Jó

Recurso visual: cartazes com figuras sobre a história.



JÓ CONFIA EM DEUS

Era uma vez, um homem chamado Jó, que era bondoso, honesto e respeitava muito a Deus.
Ele vivia corretamente, pois não queria fazer nada que deixasse Deus triste. Ele era muito respeitado por todos os moradores da cidade, até pelos mais importantes. Jó ajudava os pobres, as viúvas e as crianças órfãs, e era o homem mais rico de todo aquele lugar. Tinha sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas e tinha também muitos empregados.
Jó era um pai bondoso e se preocupava com seus sete filhos e três filhas, pois sempre orava e dava ofertas por eles. Tudo estava indo muito bem na vida de Jó, até que ele teve de enfrentar problemas seríssimos. Um empregado foi até ele levando uma triste notícia: alguns inimigos haviam levado tudo o que ele tinha e matado todos os empregados de Jó, e só aquele empregado havia conseguido fugir. Depois disso, chegou outro empregado e contou que alguns raios haviam caído do céu e matado todas as ovelhas e os pastores das ovelhas de Jó, aquele empregado ainda estava falando quando outro homem chegou e disse que outros inimigos haviam roubado todos os camelos de Jó e matado os empregados que cuidavam daqueles camelos.
Que tristeza! Mas coisas piores ainda iriam acontecer. Outro empregado contou para Jó que todos os filhos dele estavam reunidos em uma festa, na casa do filho mais velho, quando, de repente, um vento muito forte derrubou a casa e todos acabaram morrendo naquele mesmo dia. Jó se levantou, rasgou as próprias roupas, raspou a cabeça, como sinal de tristeza, depois se ajoelhou, encostou o rosto no chão, orou e louvou a Deus. Jó ainda ficou muito doente, o corpo dele ficou cheio de feridas horríveis.
Jó tinha três amigos que sempre ficavam perguntando se ele não havia feito algo de errado diante de Deus. Mas Jó continuava confiando em Deus, e a mulher dele não entendia isso, e até chegou a dizer para Jó abandonar a fé em Deus e morrer. Porém Jó permaneceu confiando em Deus, e o Senhor não o abandonou.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

CARTAZ DE BEM VINDOS

Cartaz em EVA para porta da sala de aula


Molde dos desenhos
Pessoal, os moldes estão no cantinho do papel sulfite, pra que vocês tenham ideia do tamanho dos moldes. Agora é só clicar sobre o desenho com mouse do lado direito, salvar em seu computador e imprimir em tamanho sulfite!  ;)

Molde das letras
Cada folha deverá ser impressa no tamanho sulfite.


domingo, 22 de janeiro de 2017

CALENDÁRIO ANUAL PARA SALA DE AULA

Olá... esse ano optei por trabalhar com um calendário anual.. na minha opinião é mais fácil para a criança visualizar os dias inseridos na semana, a semana inserida no mês e o mês inserido no ano. Caso haja interesse nos moldes, escrevam nos comentários abaixo e disponibilizarei, ok?? 

Confira também os cartazes de parede do alfabeto no meu outro blog:
https://meire-paraospequenos.blogspot.com.br/2017/01/alfabeto-de-parede.html

CARACOL - LEMBRANÇA DE VOLTA ÀS AULAS

Olá... o início das aulas está aí... é hora de organizar o espaço e o material para receber as crianças... minha contribuição de hoje é a lembrancinha para receber os pequenos. Muito simples e rápida de fazer... segue a ideia:

Usei: EVA cor de pele (1 folha deu para 50 unidades), fita de cetim nº 0, caneta de retro projetor ponta fina, olhos móveis, sombra para colorir a bochecha, tesoura, super cola e pirulito psicodélico (1 pacote de 600gr = 50 unidades).

Molde



Veja também como personalizei meu caderno de planejamento. Bom retorno ao trabalho!! https://meire-paraospequenos.blogspot.com.br/2016/12/como-personalizar-seu-caderno-de-plano.html

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A CURIOSIDADE

"A curiosidade é mais importante do que o conhecimento." Albert Einstein. Por que?

Porque através da curiosidade é que chegamos ao conhecimento.

HISTÓRIA DA MULHER SAMARITANA

Objetivo: mostrar que Deus nos ama e que Jesus é o Salvador.


Inicie a aula: oferecendo um pouco de água para matar a sede. Providencie copos e água fresca. Pergunte: o que vocês fazem quando tem sede? Bebem água. Mas logo terão sede outra vez porque a água não mata a sede para sempre.

Sugestão de recurso visual: mulher samaritana e Jesus, feitos de massinha.




A MULHER SAMARITANA

Certa vez, Jesus precisou passar por uma cidade chamada Samaria. Os judeus consideravam os samaritanos impuros e não passavam por suas cidades, porque eles eram maus e desobedientes a Deus. Então, Jesus chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus já estava cansado da viagem e resolveu parar um pouco ali, sentando-se à beira do poço. Já era meio dia.

Nisso veio uma mulher samaritana tirar água do poço. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. Jesus estava ali sozinho, pois os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

A mulher samaritana perguntou a Jesus: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim uma samaritana água para beber?” Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.

Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe pede água, você lhe teria pedido e ele lhe daria água viva”.

Disse a mulher samaritana: “o senhor não tem com que tirar água e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?”

Jesus sabia que a mulher junto ao poço era uma pessoa triste e necessitava mais do que um copo de água para ficar satisfeita. Ela necessitava de uma vida nova.

Jesus respondeu: – Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der será fonte de água a jorrar para a vida eterna.

A mulher lhe disse: – Senhor, eu quero dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água. Vejo que o senhor é profeta? Então, pergunto: Onde devemos adorar a Deus: nossos antepassados adoraram neste monte e os judeus adoram em Jerusalém.

Jesus disse: – Creia em mim mulher, você sabe que a salvação vem dos judeus. Deus é espírito e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Não importa o lugar.

A mulher disse: – eu sei que o Messias, chamado Cristo, está para vir ao mundo. Quando ele vier, explicará tudo para nós.

Então Jesus disse:

– Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você.

Quando a mulher ouviu isso, largou o cântaro, voltou para a cidade e disse ao povo: venham ver o homem que disse ser o Cristo. Então, saíram da cidade e foram para onde Jesus estava. Assim, quando os samaritanos chegaram perto de Jesus, insistiram para que ficassem com eles por alguns dias. E Jesus ficou ali dois dias. E por causa do testemunho da mulher e das palavras de Jesus, muitos outros creram. E disseram à mulher:- agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo.

Como vocês acham que a mulher se sentiu quando estava exausta e Jesus lhe deu uma vida novinha em folha? Jesus deu algo mais importante do que a água para a mulher junto ao poço. A água ajuda as pessoas a viverem, mas Jesus ofereceu uma água melhor que garante a vida para sempre com Deus. A mulher ficou feliz em saber que Jesus traz vida e foi contar isso para o povo da sua cidade. As pessoas quiseram conhecer Jesus também e receberam vida. E você, quer conhecer Jesus e receber vida eterna?

Oração: Faça um apelo claro e ore pelas crianças. Obrigada Jesus por me dar a vida eterna. Em nome de Jesus, amém.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PASSATEMPO

DESAFIO DA GIRAFA




DESAFIO DA CONTA ROMANA


Fonte: Revista Recreio




DESAFIO DA GIRAFA
Resposta: 1-D    2-B     3-A     4- C     5-E

DESAFIO DA CONTA ROMANA
Resposta: 1-XI    2-V    3-XII    4-IX


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

RECEITA DE COLA DE POLVILHO DOCE

RECEITA DE COLA DE POLVILHO DOCE

1 copo de requeijão de água.
2 colheres de sopa de polvilho doce
1 colher de sopa de vinagre

Cozinhar até engrossar como mingau.
A massa deve ser usada no máximo de um dia para o outro, mas pode ser guardada em saco plástico na geladeira por meses.

Ideia legal para trabalhar com capetagem!! 

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

LEI NÃO CONTÉM GLÚTEN - VITÓRIA PARA OS CELÍACOS

LEI 10.674 em vigor desde 16/05/2004

Trata sobre a Advertência "Contém Glúten" ou "Não Contém Glúten" nos rótulos das embalagens de produtos alimentícios industrializados.

Leia o resumo desta Lei:
Brasília, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Art. 1º Todos os alimentos industrializados deverão conter em seu rótulo e bula, obrigatoriamente, as inscrições "Contém Glúten" ou "Não contém Glúten", conforme o caso.

§ 1º A advertência deve ser impressa nos rótulos e embalagens dos produtos respectivos assim como em cartazes e materiais de divulgação em caracteres com destaque, nítidos e de fácil leitura.

§ 2º As indústrias alimentícias ligadas ao setor terão o prazo de um ano, a contar da publicação desta Lei, para tomar as medidas necessárias ao seu cumprimento.