segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como falar de Ciências para Crianças?

ESTE TEXTO É CONTRIBUIÇÃO DO MEU PRIMO LUIZ RICARDO, BIÓLOGO, CARIOCA, INTERNACIONALMENTE CONHECIDO E "MEGA COMPETENTE". VALEU, PRIMO!!!


Qual adulto nunca ouviu de uma criança perguntas do tipo: Por que o céu é azul? De onde vem os bebês? Por que isso é assim? Então ... Essas e outras perguntas sempre chegam na hora que não estamos preparados e é importante que passemos a informação correta de modo que os pequenos entendam. As ciências em geral sempre despertam curiosidade e isso é o que faz a ciência sobreviver. Crianças são naturalmente curiosas e ensinar ciências fazendo ligações com fatos simples do cotidiano é uma boa alternativa de aprendizagem.
Na escola é importantíssimo que se façam aulas práticas, tanto em ciências quanto em outras matérias pois não há nada melhor do que praticar e aplicar o que se aprende. Crianças podem levar essas aulas na brincadeira, mas inconscientemente estarão absorvendo o conteúdo mais rapidamente.
Segundo Vigotski e o Desenvolvimento Proximal, crianças aprendem muito rápido quando se é empregado o método educacional devido por um tutor mais velho e é nisso que entra a importância dos pais e professores na hora de passar uma informação que, se for errônea, fica gravada por muito tempo na criança. Adultos devem estar sempre bem preparados para as perguntas curiosas das crianças, e, sendo assim, devem ler bastante.
Portanto, do mesmo jeito que crianças aprendem rápido e não esquecem o que é interessante , podem não dar a mínima se qualquer assunto for passado de qualquer maneira por qualquer pessoa. (13/04/09)

Luiz Ricardo Berbert - Biologist ( CRBIO 38305/02 ) - Msc. Student
Laboratory on Thymus Research - Oswaldo Cruz Institute
FIOCRUZ - RJ Phone: 55 21 38658149 / 55 21 96746174

Nenhum comentário:

Postar um comentário