domingo, 11 de abril de 2010

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil

"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar." Monteiro Lobato
José Bento Renato Monteiro Lobato, (Taubaté, 18 de abril de 1882 — São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do Século XX. Foi o "precursor" da literatura infantil brasileira e ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, o que seria aproximadamente metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de inúmeros e deliciosos contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, prefácios, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O presidente Negro, que não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças...

http://pt.wikipedia.org


Principais Obras:

O Pica pau amarelo - Um sítio onde moram personagens do mundo das fábulas, príncipes, princesas, heróis da mitologia grega. Dona Benta é a anfitriã, que adquire todas as terras dos arredores para proporcionar maior conforto ao pessoal.


As caçadas de Pedrinho - Um dia o Marqueês de Rabicó descobre uma onça pelas redondezas. Os meninos decidem organizar uma expedição para caçar a fera. Nem Dona Bentan nem Tia Anastácia deveriam saber alguma coisa, senão... No meio das aventuras acabam encontrando Quindim, o rinoceronte que fica morando no sítio.



Emília no País da Gramática - Uma das obras primas de Monteiro Lobato e provavelmente o livro mais original que se escreveu sobre o assunto. A "língua" é figurada como um país: O País da Gramática, povoado por sílabas, pronomes, numerais... Quindim, o rinoceronte, leva todo o pessoal do sítio para lá e é ele que tudo mostra e explica. 

             

Um comentário:

  1. monteiro lobato vc esta de PARABENS pelo se talento ,tudo mundo gosta sei que vc ja esta morto,mas essa obra sua nao vai sumir nao se preocupe agradeco por que e muito legal o sitio do pica pau amarelo beijos sou a CAMILLA

    ResponderExcluir