FORMAÇÃO
PESSOAL E SOCIAL
Expressa
seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras
e nas atividades cotidianas.
1. Rodinha (relatos cotidianos);
2. Faz-de-conta com a utilização de
fantoches, dedoches e etc.
3. Brincadeiras de casinha, de dar
comidinha, banho, etc.
4. Brincadeira com telefones de
brinquedos;
5. Brincadeiras livres com os demais
alunos do grupo.
Reconhece
progressivamente o próprio corpo e as diferentes sensações que produz.
1. Atividade com espelho (crianças
fazendo caretas e se reconhecendo);
2. Relaxamento (músicas, massagens,
observando ruídos externos e os próprios
ruídos);
3. Caixa de reconhecimento (colocam
variados objetos dentro de uma caixa e
através do tato sem olhar a criança
tenta adivinhar o objeto, em seguida, falar
sobre suas sensações);
4. Alongamento;
5. Massagem.
Identifica,
progressivamente, algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais
convive no seu cotidiano em situações de interação.
1. Brincadeira em dupla: um aluno com
os olhos vendados apalpa o colega de
vendo reconhecer a parte que está
apalpando;
2. Andar ao mesmo ritmo do colega
trabalhando o respeito mútuo;
3. Atividade do trenzinho: Os demais
alunos do trem imitam os movimentos da
criança a frente da locomotiva;
4. Ajudar o colega em determinados
exercícios físicos com o auxílio da
professora;
5. Atividade da linha: Os alunos
enfileirados em um traçado oval riscado no chão
tocar a parte do corpo solicitado pela
educadora.
Pede
ajuda nas situações em que isso se faz necessário.
1. Estímulos através de contos;
2. Ajudar os colegas a vestir-se;
3. Ajudar a ADI servir o lanche para
os colegas;
4. Ajudante do dia;
5. Incentivar as crianças a pedir ajuda
quando necessário utilizando teatro,
histórias, etc.
Realiza
pequenas ações cotidianas ao seu alcance, adquirindo maior
independência
1. Ajudar a arrumar a sala, sendo
responsáveis por guardar seus pertences;
2. Trocar sua própria roupa com o
auxílio de um adulto;
3. Ajudar a distribuir às atividades
para os demais alunos;
4. Arrumar os brinquedos depois de
usá-los;
5. Ajudar a distribuir o lanche para o
grupo.
Interessa-se
pelas brincadeiras e exploração de diferentes brinquedos.
1. Atividades com massa de modelar
fazendo diversas explorações;
2. Brinquedos de encaixe;
3. Brincadeiras com materiais de
sucatas (frascos e garrafas plásticas, caixas,
rolos e etc.). Podemos explorar: abrir
e fechar, empilhar, enfileirar e elaborar
diversos objetos;
4. Quebra-cabeça para trabalhar
concentração, raciocínio, coordenação motora
e etc.
5. Revistas ou encartes: amassar,
rasgar, fazer bolinhas, cortar em tiras, etc.
Participa
de brincadeiras de “esconder e achar” e brincadeiras de imitação.
1. Atividades com balde e bola:
esconder a bola sob um balde para criança
localizar. Aprende que as coisas
existem apesar de não as ver;
2. A criança esconde um objeto para as
outras crianças do grupo encontrar;
3. Atividade de imitações de animais e
de representar diversas emoções (tristeza,
alegria, zangado, etc.)
4. Reproduzir diversos sons;
5. Brincadeira de esconde-esconde: uma
criança conta e as outras se escondem.
Escolhe
brinquedos objetos e espaços para brincar.
1. Brincadeiras livres;
2. Socialização de diversos brinquedos
( sucatas, encaixes, bonecas, carros, etc.)
3. Cantinhos diversificados;
4. Rodízios de historinhas para
manuseio dos alunos (as crianças trocam
historinhas entre eles).
Participa,
com interesse, de situações que envolvem a relação com o outro.
1. Atividades que envolvam os demais
grupos da educação infantil;
2. Brincadeiras com outras crianças,
ensinando o respeito mútuo em pequenos
grupos;
3. Fazer algo juntas: dançar, fazer
teatro, montar murais, colagens, etc.
4. Ajudar outra criança;
5. Receber visitas.
Respeita
regras simples de convívio social.
1. Aprender a ouvir: pode ser
trabalhado na hora da rodinha através de
conversas, músicas, histórias, etc.
2. Elaboração de regras em jogos
coletivos;
3. Construção com os alunos dos
combinados;
4. Andar sem fazer barulho;
5. Passar e dar passagem.
Faz
a higiene das mãos ainda que com ajuda.
1. Lavar e secar as mãos controlando o
uso do sabão;
2. Saber quando está sujo ou limpo,
trabalhar esses valores na rodinha;
3. Ensinar a lavar as mãos sempre que
for ao banheiro;
OBS: A professora, como recurso, pode
contar história sobre a higiene das mão,
teatros e músicas.
Expressa
desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas ou
roupas
pessoais.
1. Estimular as falas e indagações das
crianças através de conversas;
2. Através de historinhas estimular as
crianças a expressar desconforto à
presença de fezes e urina.
Interessa-se
em despreender-se de fraldas.
1. Tirar a fralda das crianças e
levá-las ao banheiro em um mesmo intervalo de
tempo;
2. Estimular as crianças a pedir para
ir ao banheiro.
Alimenta-se
com progressiva autonomia, experimentando novos tipos de
alimento
1. Fazer alimentos com a participação
da criança;
2. Lanche coletivo;
3. Trabalhar com os alunos a fim de
que peguem o alimento sem deixar cair
antes de levá-lo à boca;
4. Mastigar e deglutir bem os
alimentos;
5. Ajudar pôr e a tirar a mesa.
CONHECIMENTO
DE MUNDO
Movimento
EXPRESSIVIDADE
Imita
gestos simples (agitar os braços, por exemplo).
1. O jogo do macaco: os alunos se
colocam em filas a partir de quatro
componentes. O que fica na frente
executa movimentos variados, deslocandose
pelo ambiente. Os que os seguem tentam
imitá-lo;
2. O espelho: em duplas. Uma toma a
iniciativa e adota posturas diferentes que o
outro tem reproduzir;
3. A educadora brinca de fazer de
conta que está dormindo, chorando ou
comendo e a criança tenta imitá-la;
4. A educadora de frente para os
alunos faz movimentos simples para as
crianças imitarem como: levantar os
braços, a cabeça para baixo e para cima,
levantar e abaixar;
5. Imitar algumas expressões faciais
feitas pela educadora.
Segue
movimentos com os olhos e move a cabeça na direção de sons.
1. Brincadeiras que envolvem o canto e
o movimento;
2. Atrair a atenção da criança para o
objeto que produz sons: chocalho, melodia
do brinquedo musical pendurado no
berço;
3. Dirigir a curiosidade das crianças
para os diversos objetos sonoros que
existem ao seu redor e que usa
frequentemente: a água da torneira, o prato e
a colher etc.
4. Escutar sons do ambiente onde a
criança está inserida: telefone, campainha,
passos, vozes de crianças, de adultos,
canto de pássaros, latido de cachorro,
etc.
Explora
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação.
1. Brincar de mestre mandou,
realizando ações simples como: pular, dançar, pôr a
mão na cabeça, etc.
2. Dramatizar, sem falar, temas como:
despedida ( acenar, mandar beijos); etc.
3. Realizar jogos cênicos e dramáticos
ao espelho, como é ficar zangado, alegre,
etc.
4. Participar em jogos cantados e em
cantigas de rodas acompanhados de gestos
próprios;
5. Fazer caretas, imitar animais com
seus sons próprios.
Explora
as partes do corpo, identificando as qualidades do próprio corpo e do corpo dos
outros, suas semelhanças e diferenças.
Apropria-se
da imagem de si mesmo.
1. Contornar o corpo de cada criança
no papel pardo, com o nome de cada uma
escrito e quantos anos tem;
2. Pedir que as crianças passeiem
pelos contornos identificando as semelhanças
e as diferenças;
3. Colocar ao centro da sala fios de
lã de cores semelhantes às dos cabelos das
crianças. Cada criança deverá
identificar a cor da lã que mais parece com o seu
cabelo. Depois vão colar os cabelos
nos contornos do corpo feitos na atividade
anterior;
4. Trabalhar com gravuras e objetos
para explorar simetrias proporcionalidades
por exemplo: Estes óculos servem para
este boneco? E no seu rosto? Etc;
5. Criar uma atividade, para qual às
crianças devam trocar de roupa (explora cada
roupa para cada parte do corpo.
EQUILIBRIO
E COORDENAÇÃO
Segura
objetos por um tempo maior, por exemplo, segura um biscoito para
comer.
1. Ajudar a professora a prender suas
atividades;
2. Amassar papel utilizando as pontas
dos dedos;
3. Trabalhar com pinça;
4. Separar objetos com a mesma cor
utilizando os dedos.
Senta
em diferentes inclinações.
1. Pedir que os alunos na hora do
relaxamento sentem um de costa para o outro,
em duplas, para se apoiarem;
2. Trabalhar com os alunos a sentarem
com as pernas cruzadas;
3. Pedir que os alunos sentem com as
costas encostadas na parede para trabalhar
postura;
4. Ensinar aos alunos a sentarem na
cadeira de maneira correta.
Deita
em diferentes posições.
1. Deitar os alunos de frente
observando algo pendurado no teto;
2. Colocar o aluno de bruço com algum
objeto a sua frente que chame a sua
atenção;
3. Com um rolo do lado apoiando as
costas colocar a criança de lado.
Mantem-se
em pé apoiando-se em algo.
1. Manter-se de mãos dadas com a
professora ou colegas;
2. Manter-se em pé apoiado em uma
cadeira.
Desloca-se
no espaço engatinhando
1. Fazer percursos, contornar
obstáculos;
2. Brincadeiras com bolas ou objetos
que rolem;
3. Empurrar carrinhos e objetos.
Desloca-se
no espaço, andando ou saltando.
1. Brincadeiras como: pró posso ir,
imitando os bichos e demais movimentos de
acordo com os comandos dados pela
educadora;
2. Atividades com cordas e fitas:
andar por cima, saltá-las de várias maneiras (
sobre o chão, balançando-se, girando),
fazer chicote, fazer espirais, fazer
cobras, lançá-las no ar;
3. Enrolá-las em uma parte do corpo;
4. Saltar várias cordas ao mesmo tempo;
5. Pisar a corda que o colega arrasta.
Tira
objetos de um recipiente e coloca em outro.
1. Encher e esvaziar cestas ou sacos
com os mais diversos objetos;
2. Transportar líquido de um
recipiente para o outro utilizando buchas;
3. Transportar tampinhas de garrafas
de um recipiente para o outro,
observando as cores;
4. Versar líquidos de uma jarra para
um copo até a marca contida no mesmo;
5. Transportar contas com o auxílio de
uma pinça.
Envolve-se
em brincadeiras de esconder, atirar uma pequena bola, etc.
1. Atividades com aros: passar de um
ao outro fazendo-o rodar;
2. Atividade com balões: segurar entre
duas crianças sem utilizar as mãos;
3. Atividade com boliche;
4. Brincadeira lá vai à bola, fazendo
uma roda, cantando uma música e
passando a bola;
5. Brincadeira de esconde-esconde com
o grupo.
Empurra
carrinhos e caixas, marcha, dança, rola, sobe e desce de cadeiras, etc.
1. Puxar objetos pelo cordão ou corda;
2. Marchar ao ritmo de músicas, palmas
e ao comando da educadora;
3. Andar sobre tábuas para trabalhar o
equilíbrio;
4. Enrolar e desenrolar tapetes;
5. Empurrar caixas cheias e vazias de
tamanhos variados.
Empilha
cerca de seis blocos ou outros objetos.
1. Atividade de empilhar cubos,
cadeiras, latas vazias, etc;
2. Fazer torres;
3. Empilhar objetos de acordo com o
tamanho.
Explora
e utiliza os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc., através de
experimentação de diferentes objetos.
1. Jogos de lançamento de argolas;
2. Brincar com os materiais no
cantinho da construção;
3. Brincar com jogos como cubos de
plástico ou de madeira para encaixe;
4. Boliche;
5. Quebra-cabeça simples.
Música
FAZER
MUSICAL
Manuseia
objetos que produzem sons (ex.: pequenos tambores, chocalhos,
recipientes
de plásticos cheios de diferentes materiais).
Explora
materiais sonoros diversos.
1. Atividade com caixa: A educadora
pode trabalhar a intensidade do som
(forte/fraco) andando ou correndo,
pisando forte ou fraco de acordo com o
batuque da caixa;
2. Potes de iogurte ou danoninho e
bolinhas de papel imitando um chocalho
para trabalhar a duração do som
(curto/longo);
3. Trabalhar com garrafa plástica
imitando o som de um reco-reco;
4. O educador depois de ter
trabalhado, separadamente, as construções dos
instrumentos pode formar uma bandinha
com as crianças;
5. Fazer uma comparação do som dos
instrumentos instrumentais feitos com
materiais recicláveis com o som dos
instrumentos originais;
6. Trabalhar com a bandinha;
7. Fazer ruídos e sons com: pano,
semente e plástico.
Participa
de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
1. Fazer com que as crianças repitam
sons generalizados, produzidos pelo
próprio corpo e instrumentais;
2. Dançar ao ritmo das músicas,
sozinhos em dupla, trio, ou pequenos grupos;
3. Ouvir músicas variadas, com ritmos
variados; brincar de dança das cadeiras
com diferentes ritmos;
4. Trabalhar com o corpo a partir de
ritmos associados a melodias;
5. Brincar de completar a música
cantada pela educadora.
APRECIAÇÃO
MUSICAL
Escuta
obras musicais variadas
1. A educadora canta melodias curtas,
cantigas de ninar, encantados com o que
ouvem os bebês tentam imitar e
responder com balbucio;
2. Trabalhar com músicas de rodas e
cirandas;
3. Atividades com musicas que utilizam
instrumentos de percussão como
chocalhos, tambores, etc;
4. Trabalhar com músicas instrumentais
especialmente na hora do relaxamento;
5. Músicas educativas.
Escuta
diversos tipos de som (Ex.: telefone, companhia, a água correndo, a
chuva,
o cachorro latindo, o avião, etc.)
1. Trabalhar com as crianças a
observação de batimentos rítmicos corporais
(palmas, batidas nas pernas, pés,
etc.);
2. Escutar com atenção e diferenciar
os diversos toques de um telefone;
3. Atividade com bacia e água: encher
uma bacia com água. A educadora com
as mãos, irá produzir alguns sons
fazendo a diferença com o som produzido
por uma água correndo;
4. Em um dia de chuva convidar os
alunos a escutar o som produzido pela água
da chuva no solo;
5. Atividade com papeis de revistas,
encartes, etc: Pedir aos alunos para sacudir
os papéis para ouvirem os sons
produzidos.
Participa
de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
1. Bater palmas marcando o tempo,
seguindo a música, ao sinal da educadora
parar de bater palmas e cantar;
2. Brincadeira de roda;
3. Brincadeira da Estátua;
4. Fazer teatrinho utilizando a música
como tema de acordo com a área de
conhecimento a ser explorada;
5. Brincadeira da cadeira.
Artes
Visuais
O
FAZER ARTÍSTICO
Manipula
diferentes materiais, sentindo, rasgando, amassando, juntando,
separando,
sobrepondo, colando, etc.
1. Atividades que podem ser realizadas
com argila, papel, massa de modelar, etc.
2. Fazer bolas amassá-las, furá-las,
pressionar com os dedos indicadores e
polegar, de dentro para fora, através
de um oco central;
3. Fazer rolos independentes e criar
uma forma;
4. Sobrepor fileiras de rolos em
círculos;
5. Fazer cilindros, construir figuras
livres
Usa
diversas consistências de tintas para pintura
1. Produzir tintas naturais,
utilizando: carvão de churrasco, beterraba, terra
vermelha, etc.
2. Utilizar batons vermelhos.
Maquiagens, gravuras ou vídeos de índios e povos
que pintam o próprio corpo;
3. Convidar as crianças a observar as
cores embutidas na natureza: o verde da
folha, cor do céu , da terra,
vegetais, etc.
Movimenta
o corpo no espaço, produzindo marcas na areia, pintando partes do corpo,
reconhecendo a impressão das mãos e dos pés.
1. Andar na areia fofa;
2. Atividade com tinta e papel: pintar
os pés das crianças e solicitar que pisem
em uma folha em branco para fazer a
impressão;
3. Pedir para as crianças se pintarem
usando diferentes tipos de tintas
produzidas por eles;
4. Fazer a impressão digital dos dedos
utilizando tintas diversas;
5. Impressão da mão pintada com tinta
de pintura a dedo em diferentes
posições, com os dedos abertos ou
fechados.
Explora
e manipula materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e
espessuras,
brochas, carvão, carimbo, etc., de meios, como tintas, água, areia, terra,
argila, etc., e de variados suportes gráficos como jornal, papel, papelão, parede,
chão, caixas, madeiras, etc.
1. Atividades de pintura com pincel,
rolo ou esponja;
2. Impressões com diferentes
elementos: madeira, folhas, pés, mãos, objetos;
3. Fazer respingos e pulverizações na
parede (utilizando embalagens de perfume
plásticas que tenham pulverizador);
4. Atividade livre com carvão;
5. Espalhar tinta sobre a mesa e com
os dedos, os alunos irão desenhar
livremente, depois colocar o papel
ofício em cima do desenho feito.
Cuida
do próprio corpo no contato com os suportes e materiais de artes.
Cuida
do corpo dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
Cuida
dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos individualmente.
Cuida
dos materiais, dos trabalhos e objetos produzidos coletivamente.
OBS.
Estas habilidades podem ser trabalhadas diariamente na sala de aula
alertando
os alunos para os cuidados acima na hora da realização das atividades
propostas.
APRECIAÇÃO
EM ARTES VISUAIS
Observa
imagens diversas.
1. Leitura de imagens;
2. Leitura de obras de artes a partir
da observação;
3. Atividades de apreciação de artes
visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais;
Interage
com a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pintura, fotografias,
ilustrações, etc.
1. Interagir com atividade de colagem
com gravuras ou fotografias;
2. Interagir com atividade buchada;
3. Interagir com atividade de carvão.
Aprecia
suas produções e a dos outros, por meio da observação
1. Fazer exposição com a produção dos
alunos;
2. Produzir murais em conjunto;
3. Troca de desenhos entre os alunos
para observação.
Linguagem
Oral e Escrita
Usa
a linguagem oral nas conversas e relatos de suas vivências.
1. Roda interativa;
2. Observar uma gravura apresentada e
falar sobre ela,
3. Relato do final de semana –
socialização na rodinha;
Expressa
desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas
situações
de interação presentes no cotidiano, utilizando a oralidade
1. Dramatização simples;
2. Faz-de-conta;
3. Conversas na rodinha;
Participa
de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos como contos,
poemas, parlendas e trava-línguas
1. Jogos de associação;
2. Adivinhas;
3. Narração de contos;
4. Leitura freqüente, pelo professor,
de vários tipos de texto.
Participa
de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da
escrita.
1. Atividades utilizando receitas, por
exemplo: receita de bolo;
2. Contos;
3. Atividades com listas, ex: lista de
compras;
4. Jornalzinho do dia (pode ser feito
com gravuras ou desenhos), expor a
atividade na sala.
Observa
e manuseia materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos
1. Distribuição de material para os
colegas;
2. Atividade no cantinho da leitura;
3. A hora do conto e reconto;
4. Procurar gravuras de acordo com o
tema trabalhado em sala para fazer
colagem.
Realiza
pseudo-leitura na identificação do próprio nome.
1. Escrever o nome das crianças com
letras bastonadas, em tamanho, forma e
cor e espalhar pela sala;
2. Desafiar a criança a encontrar seu
próprio nome em fichas espalhadas pela
sala;
3. Trabalhar com a ficha do nome.
Natureza
e Sociedade
Participa
de atividades que envolvem histórias, brincadeiras, jogos e canções relacionadas
às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
1. Brincadeira de roda;
2. Atividades no cantinho da história;
3. Utilizar fantoches e músicas
relacionadas às tradições culturais;
4. Teatro.
Explora
diferentes objetos, suas propriedades e relações simples de causa e efeito.
1. Trabalhar com lixo reciclável;
2. Trabalhar o uso correto da água;
3. Trabalhar com as crianças o tom de
voz para termos um ambiente mais
harmonioso.
Mantém
contato com pequenos animais e plantas
1. Atividades de cultivo de horta;
2. Relato de convivência com bichos de
estimação;
3. Quebra-cabeças com figuras de
animais e plantas;
4. Terrário.
Conhece
de modo progressivo o próprio corpo por meio do uso e exploração de suas
habilidades físicas, motoras e perceptivas.
1. Auto-retrato;
2. Trabalhar com relaxamento: Pedir
que os educandos prestem atenção
aos ruídos produzidos pelo próprio
corpo;
3. Ginástica: professor de frente para
os alunos faz movimentos simples
com o corpo como: esticar os braços
como quisesse pegar no teto, imitar
uma bicicleta com os pés, etc.
4. Saltar entre várias linhas
paralelas desenhadas no chão.
Matemática
Utiliza
a contagem oral em jogos, brincadeiras e músicas, junto com o
professor
e nos diversos contextos em que isso se faz necessário.
1. Atividade: em uma caixa colocar
objetos e apresentar fichas com o numeral
para a criança buscar na caixa o
número de objetos correspondente à ficha;
2. Usar o telefone de brinquedo;
3. Que horas são? Atividade com
relógio de brinquedo que possibilita o contato
da criança com o numeral de forma bem
natural;
4. Associar o número à quantidade: de
colegas, de meninos, de meninas, de
dedos, etc.;
5. Utilizar o calendário da sala para
fazer a contagem de quantos dias faltam para
acontecer um evento.
Manipula
objetos e brinquedos, observando as suas características,
propriedades
e possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar,
encaixar,
etc.
1. Atividades de enfileirar objetos;
2. Atividades de construção de torres
e pontes;
3. Atividades de transpor obstáculos;
4. Circuito – atividade de percurso de
acordo com a turma- obstáculos para
subir, descer, pular, rolar, etc.
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