A concepção da
pedagogia histórico-crítica fundamenta-se no materialismo histórico, ou seja, a
compreensão da história. Refere-se à necessidade em compreender a educação no
seu desenvolvimento histórico objetivo, cujo compromisso é a transformação da
sociedade, e não a sua manutenção. Como expressa Saviani:
(...) a educação é,
sim determinada pela sociedade, mas que essa determinação é relativa e na forma
da ação recíproca, o que significa que o determinado reage sobre o
determinante. Consequentemente, a educação também interfere sobre a sociedade,
podendo contribuir para sua própria transformação. (Saviani, 2008, p.93).
Essa corrente
pedagógica surge nos anos de 1987 das necessidades postas pela prática dos
educadores, tendo como objetivo fazer uma critica a teoria
crítico-reprodutivista. Para Saviani:
O problema, no
entanto, que os educadores enfrentavam extrapolava esse âmbito, porque a
questão central era justamente como atuar de modo crítico no campo pedagógico,
como ser professor que, ao agir, desenvolve uma prática de caráter crítico
(Saviani, 2008, p.67).
É nesse sentido
básico que a pedagogia histórico-crítica se fundamenta em formar professores
críticos perante sua prática, entendendo, compreendendo os contextos em
diferentes significados. Segundo Saviani,
Essa formulação
envolve a necessidade de compreender a educação no seu desenvolvimento
histórico-objetivo e, por conseqüência, a possibilidade de se articular uma
proposta pedagógica cujo ponto de referencia, cujo compromisso, seja a
transformação da sociedade e não sua manutenção, a sua perpetuação. (Saviani,
2008, p.93).
A pedagogia
histórico-crítica julga importante a defesa da especificidade da escola e a
importância do trabalho escolar como elemento necessário ao desenvolvimento
cultural, defende a especificidade da educação, como expressa Saviani:
(...) a escola tem
uma função especificamente educativa, propriamente pedagógica, ligada a questão
do conhecimento é preciso, pois, resgatar a importância da escola e reorganizar
o trabalho educativo, levando em conta o problema do saber sistematizado, a
partir do qual se define a especificidade da educação escolar. (Saviani, 2008,
p.98)
Neste sentido não podemos secundarizar a escola, colocando sua
especificidade em segundo plano, ou seja, sonegar o saber elaborado para os
educandos é atender os interesses dominantes. Com isso, o sentido fundamental
da pedagogia crítica implica:
(...) a clareza dos
determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições
da sociedade marcam a educação e, conseqüentemente, como o educador deve
posicionar-se diante dessas contradições e desenredar a educação das visões
ambíguas, para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir á questão
educacional. (Saviani, 2008, p.100).
São elementos
constitutivos da pedagogia histórico critica: a) a noção de sociedade e a
necessidade histórica de superação da sociedade capitalista; b) a noção de
escola e sua relevância social; c) a noção de cultura elaborada, de
conhecimentos clássicos a serem tratados na escola; d) ela surge da critica as
pedagogias tradicionais e pedagogia critica reprodutivista.
Créditos: Geiza Alves Souza
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