quarta-feira, 14 de maio de 2014

CONCEPÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

A concepção da pedagogia histórico-crítica fundamenta-se no materialismo histórico, ou seja, a compreensão da história. Refere-se à necessidade em compreender a educação no seu desenvolvimento histórico objetivo, cujo compromisso é a transformação da sociedade, e não a sua manutenção. Como expressa Saviani:

(...) a educação é, sim determinada pela sociedade, mas que essa determinação é relativa e na forma da ação recíproca, o que significa que o determinado reage sobre o determinante. Consequentemente, a educação também interfere sobre a sociedade, podendo contribuir para sua própria transformação. (Saviani, 2008, p.93).

Essa corrente pedagógica surge nos anos de 1987 das necessidades postas pela prática dos educadores, tendo como objetivo fazer uma critica a teoria crítico-reprodutivista. Para Saviani:
O problema, no entanto, que os educadores enfrentavam extrapolava esse âmbito, porque a questão central era justamente como atuar de modo crítico no campo pedagógico, como ser professor que, ao agir, desenvolve uma prática de caráter crítico (Saviani, 2008, p.67).

É nesse sentido básico que a pedagogia histórico-crítica se fundamenta em formar professores críticos perante sua prática, entendendo, compreendendo os contextos em diferentes significados. Segundo Saviani,
Essa formulação envolve a necessidade de compreender a educação no seu desenvolvimento histórico-objetivo e, por conseqüência, a possibilidade de se articular uma proposta pedagógica cujo ponto de referencia, cujo compromisso, seja a transformação da sociedade e não sua manutenção, a sua perpetuação. (Saviani, 2008, p.93).

A pedagogia histórico-crítica julga importante a defesa da especificidade da escola e a importância do trabalho escolar como elemento necessário ao desenvolvimento cultural, defende a especificidade da educação, como expressa Saviani:
(...) a escola tem uma função especificamente educativa, propriamente pedagógica, ligada a questão do conhecimento é preciso, pois, resgatar a importância da escola e reorganizar o trabalho educativo, levando em conta o problema do saber sistematizado, a partir do qual se define a especificidade da educação escolar. (Saviani, 2008, p.98)

              Neste sentido não podemos secundarizar a escola, colocando sua especificidade em segundo plano, ou seja, sonegar o saber elaborado para os educandos é atender os interesses dominantes. Com isso, o sentido fundamental da pedagogia crítica implica:

(...) a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, conseqüentemente, como o educador deve posicionar-se diante dessas contradições e desenredar a educação das visões ambíguas, para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir á questão educacional. (Saviani, 2008, p.100).


São elementos constitutivos da pedagogia histórico critica: a) a noção de sociedade e a necessidade histórica de superação da sociedade capitalista; b) a noção de escola e sua relevância social; c) a noção de cultura elaborada, de conhecimentos clássicos a serem tratados na escola; d) ela surge da critica as pedagogias tradicionais e pedagogia critica reprodutivista.

CréditosGeiza Alves Souza

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